Blog Droz Droz

Primeiros passos para implantar um chatbot em sua empresa

Primeiros passos para implantar um chatbot em sua empresa

Avanços tecnológicos vêm sendo cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, principalmente para melhorar o relacionamento com os clientes e fazer com que se sintam mais próximos da marca. Com essas tecnologias, além de transformar a relação empresa-consumidor, os funcionários conseguem otimizar seus trabalhos e o tempo. Dentre essas transformações digitais, podemos contar com o uso do chatbot. Separamos algumas informações sobre essa ferramenta, para que você possa implantar um chatbot à sua empresa.

O que é um chatbot?

Chatbot nada mais é do que uma ferramenta que, utilizando da Inteligência Artificial, imita conversas com clientes em várias plataformas, como:

  • Sites;
  • E-commerce;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • Etc.

Ele é como um assistente de comunicação para interagir com as pessoas através de mensagens automáticas.

São vários os tipos de chatbots existentes nas diversas plataformas. Como por exemplo, aquelas janelas de pop-up que aparecem nos sites, disponíveis para tirar dúvidas dos clientes.

Como implantar um chatbot na sua empresa?

Primeiro de tudo, é preciso saber quais plataformas seus clientes mais utilizam, mas você não precisa escolher apenas uma delas. Afinal, seu objetivo é atrair clientes novos, tirar dúvidas ou facilitar compras?

Após definir essas duas coisas, crie a persona do seu bot e trace um plano de ação.

Seu chatbot poderá ser usado para realizar atendimento ao cliente, tirar dúvidas sobre serviços ou produtos, e também como pesquisador de satisfação. E para criar a persona, você precisa decidir:

  • Se irá querer uma imagem de pessoa real, um avatar;
  • Se terá gênero ou voz;
  • Tipo de conversa;
  • Entre outros detalhes.

Quais os benefícios dessa integração?

Com o chatbot, você consegue processar maiores números de solicitações ao mesmo tempo, sem precisar de mais funcionários reais para atendê-las. Além disso, é uma ferramenta flexível, que pode ser usada em qualquer setor, e eles também servem para automatizar processos repetitivos, ou seja, economizam tempo e aumentam a produtividade dos seus funcionários.

Bots coletam informações importantes relacionadas à sua audiência, desde o gênero, hábitos e até mesmo a localização. Isso economiza o tempo na hora de reunir as informações para conhecer melhor seu público-alvo.

E, com base nesse tipo de dados, poderão ser tomadas decisões estratégicas. Por fim, melhoram as vendas do seu negócio. Além de tudo, ainda cria um nível pessoal de atendimento.

Conte com a gente!

O chatbot vem se tornando uma ferramenta essencial para aquelas empresas que têm grande demanda de dúvidas, pedidos, entre outros, e também por qualquer empresa que queira otimizar o tempo e o esforço de seus funcionários.

Assim, é permitido que possam se concentrar em outros trabalhos e, mesmo assim, que seus clientes não deixem de ser atendidos da melhor maneira possível, evitando que os consumidores desistam de sua marca e aumentando as chances de competitividade no mercado.

Se estiver precisando de ajuda para melhorar suas vendas e estiver pensando em instalar um chatbot, conte com a gente! Nós do Droz prometemos qualidade e segurança para o seu negócio. Acesse já nosso site e entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​