Blog Droz Droz

As principais mudanças no atendimento ao cliente

As principais mudanças no atendimento ao cliente

Nas últimas duas décadas, para ser preciso a partir dos anos 2000, houve uma mudança significativa em relação ao comportamento do consumidor, como por exemplo, a questão do atendimento ao cliente de forma online e ágil.

Parte disso é devido ao avanço da tecnologia e ao surgimento da web. São fatores que influenciaram o contexto que atualmente vivemos, de um cliente que exige um atendimento rápido e eficiente.

Diante disso, é fato que as empresas que não se atualizarem e ficarem de olho nas novas tecnologias de atendimento ao cliente ficarão para trás e colocarão em risco o alcance de seus objetivos.

Para ficar por dentro das principais mudanças no atendimento ao consumidor, montamos esse conteúdo exclusivo! Dessa forma é possível ver de forma sucinta as principais mudanças e os caminhos que pode seguir para se manter atualizado em relação ao mercado e às novas tecnologias.

1. Abandono gradual do atendimento telefônico

Atendimento ao cliente por telefone se configura hoje como uma solução obsoleta frente às tecnologias que atualmente estão à disposição das empresas, como:

  • Chatbot;
  • Instagram;
  • SAC digital;
  • Etc.

Isso é o que diz uma pesquisa que foi elaborada pela Panorama, instituição que realiza, de maneira periódica, estudos sobre hábitos dos brasileiros.

Segundo a pesquisa, atualmente, mais de 55% dos usuários ativos no WhatsApp utilizam esse aplicativo para conversar com empresas sobre seus produtos e serviços.

Isso indica uma mudança de comportamento do consumidor no que diz respeito ao processo de atendimento ao cliente. Eles preferem ser atendidos a partir de canais digitais.

2. Exigência de um atendimento ágil e resolutivo

O cliente está cada vez mais exigente, solicitando um atendimento não apenas resolutivo, mas ágil. E isso é uma característica dos tempos atuais.

Quando não é atendido de maneira rápida e eficaz, o cliente tende a expressar sua insatisfação em ambientes como redes sociais e sites de reclamação, expondo a empresa de forma negativa.

Por isso, deve-se prezar, hoje, por um atendimento ao cliente eficiente e rápido.

3. Automatização do processo de atendimento ao cliente

Outro ponto que podemos destacar em relação às mudanças no atendimento ao consumidor é a automatização desse processo como uma medida que é capaz de não apenas garantir excelência para essa operação, mas também a redução de custos para uma empresa.

Não é raro ler por aí ou escutar que uma determinada empresa automatizou o seu atendimento ao cliente com o objetivo de modernizar esse processo e fazer com que ela se torne mais enxuto, no que diz respeito ao seu quadro de colaboradores efetivos.

Nesse sentido, uma tecnologia que tem se destacado é o chatbot. É uma ferramenta que automatiza o atendimento ao cliente, garantindo a ele maior eficiência, agilidade e resolução. Além disso, é uma solução que fica disponível, para o cliente, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Agora que sabe quais foram algumas das principais mudanças que ocorreram no atendimento ao cliente, o que está esperando para modernizar esse processo em sua empresa? Fale com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter