Blog Droz Droz

Como incluir pesquisa NPS em seu atendimento ao cliente através de chatbot

Como incluir pesquisa NPS em seu atendimento ao cliente através de chatbot

É fato que o chatbot já proporciona uma experiência rica ao cliente, visto que fornece a ele um atendimento ágil, produtivo e assertivo. O melhor ainda é que esse atendimento é feito 24 horas por dia, 7 dias da semana. Mas sabia que, quando combinado a outras práticas, o chatbot se torna ainda mais atrativo? Um exemplo, nesse sentido, é a possibilidade de inclusão de uma pesquisa NPS ao final do atendimento. Para saber o que é, quais são as vantagens dessa solução e como fazer isso, continue aqui com a gente!

1. O que é NPS?

NPS é uma sigla para o termo, em inglês, “Net Promoter Score”. É uma metodologia inovadora, que foi criada por Fred Reichheld para mensurar o nível de satisfação dos clientes.

De modo geral, podemos dizer que se trata de uma ferramenta que contribui para que uma empresa avalie a percepção do cliente, com relação a tudo aquilo que, de alguma maneira, pode favorecer o seu crescimento, como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Valor de marca, produtos e serviços;
  • Etc.

É um método que é utilizado, vale dizer, por mais de 80% das empresas que são listadas pela Fortune 500, uma das revistas mais importantes no segmento de finanças e de mercado.

2. Vantagens de inserir pesquisa NPS em seu chatbot

As vantagens de introduzir a pesquisa NPS em seu chatbot são as mais diversas possíveis. A seguir, confira as principais:

  • Possibilidade de aferir a percepção do cliente ou potencial cliente, no que diz respeito ao atendimento desempenhado pela sua solução tecnológica ou robotizada, bem como o nível de sua satisfação;
  • Obtenção de informações que podem subsidiar a tomada de decisão, bem como garantir que a sua tecnologia seja aprimorada e alinhada aos interesses dos seus clientes;
  • Amadurecimento, no que se refere ao atendimento ao cliente;
  • É possível também avaliar outros assuntos, além do atendimento ao cliente, como valor de marca e produtos e serviços e, assim, tomar decisões com base em dados fundamentados.

Como se vê, incluir a pesquisa NPS em seu chatbot é uma excelente estratégia para garantir o aperfeiçoamento de suas operações e, dessa maneira, obter um crescimento ágil e eficiente.

3. Como inserir uma pesquisa NPS em seu chatbot?

O processo de inclusão de uma pesquisa NPS em um chatbot deve ser precedido de algumas reflexões. Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, montamos algumas dicas. Veja:

  • Ao inserir a pesquisa NPS em seu chatbot, certifique-se de que não esteja sendo invasivo ou abusivo;
  • Faça somente as perguntas que realmente são necessárias, sem prolixidade. O ideal é, no máximo, fazer três perguntas, para que assim, o tempo do cliente seja valorizado;
  • Seja simples, objetivo e assertivo nas perguntas. Evite perguntas que exijam muito tempo para serem respondidas, pois o cliente pode abandonar a sua pesquisa.

O chatbot Droz conta com a possibilidade de inclusão de uma pesquisa NPS ao final do atendimento ao cliente! É uma das soluções tecnológicas mais completas do mercado. Se deseja saber mais sobre o processo de inclusão de um NPS em seu chatbot Droz, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter​