Blog Droz Droz

Como saber se a solução de chatbot é o que preciso em minha empresa?

Como saber se a solução de chatbot é o que preciso em minha empresa?

A utilização da solução de chatbot é uma nova tendência que está sendo cada vez mais utilizada por empresas do mundo inteiro. Desse modo, os chatbots podem auxiliar o seu negócio de várias formas, seja trazendo mais clientes ou melhorando o posicionamento de sua marca.

Contudo, é importante compreender primeiro os motivos de utilizar essa solução de chatbot. Entender a funcionalidade desse software é fundamental para que você tenha certeza de que ele é a solução ideal para a sua empresa.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre os benefícios da  solução de chatbot e em quais situações ele será útil para o seu negócio. Afinal, seja qual for a estratégia utilizada, é preciso que haja um conhecimento profundo sobre ela. Vem com a gente!

 Solução de chatbot: o que é?

De forma resumida, o chatbot é um software que opera e gerencia a simulação de uma conversa humana com os seus clientes. Nesse sentido, o chatbot é como um assistente virtual, que se comunicará diretamente com os visitantes de sua página.

Veja, a seguir, os 5 componentes essenciais que estruturam um chatbot:

Software

Através de uma plataforma de software, é possível gerenciar:

  • Conversas com os clientes;
  • Relatórios estatísticos;
  • Integrações com outros sistemas da sua empresa;
  • Entre outros.

Base de conhecimento

Para que as perguntas e respostas ocorram fluidamente, será preciso que o chatbot seja carregado com uma base de conhecimento programado para atender bem o consumidor.

Inteligência Artificial

No contexto dos chatbots, a inteligência artificial diz respeito, principalmente, ao Processamento da Linguagem Natural (PLN). A partir dessa tecnologia, o chatbot interpretará as intenções das pessoas, seja por texto ou áudio.

Canais conversacionais

A empresa deverá definir quais canais são mais relevantes para a instalação da solução de chatbot, levando em consideração o tipo do público-alvo. O chatbot pode ser utilizado em:

  • Sites;
  • WhatsApp;
  • Redes sociais;
  • Apps.

Integrações

Para que todo o potencial de um chatbot seja utilizado, ele deverá estar integrado aos softwares que sua empresa já utiliza. Sendo assim, o seu negócio realizará as tarefas de forma completa e automatizada.

Por que usar a solução de chatbot?

A utilização da solução de chatbot pode ser bastante vantajosa para o seu negócio. Confira alguns benefícios abaixo e veja se a sua empresa se beneficiaria desse sistema.

Redução de custos

Através da solução de chatbot, será possível atender diversos clientes sem a necessidade de um humano, o que diminui os custos relacionados ao SAC de sua empresa.

Comunicação efetiva com o público-alvo

É possível personalizar o chatbot da melhor maneira possível para que você se aproxime do perfil de seus clientes. Por exemplo, uma empresa descontraída pode possuir uma abordagem mais informal em sua conversa.

Linguagem e interface

No caso de apps populares, como o WhatsApp e Facebook Messenger, a comunicação com o consumidor ocorre de maneira fluída, já que eles dominam essas plataformas. Por isso, vale a pena investir na solução de chatbot, visando a interface e linguagem desses aplicativos.

Atendimento com qualidade

Se a sua empresa carece de um bom atendimento, saiba que os chatbots podem ser os melhores vendedores para o seu negócio. Chatbots são capazes de esclarecer dúvidas, enviar informações, reconhecer o histórico de compras do cliente, entre vários outros benefícios.

Escalabilidade

Por se tratar de um sistema automático, os chatbots estão disponíveis para interagir com o público 24 horas por dia, o que permite diversos atendimentos simultâneos e sem qualquer ordem de espera.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a solução de chatbot? Então não deixe de conferir a nossa ferramenta multicanal de comunicação Droz, que trará mais velocidade e praticidade aos atendimentos aos seus clientes. Fale com a gente por aqui!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​