Blog Droz Droz

Como se preparar para a Black Friday com um chatbot

Como se preparar para a Black Friday com um chatbot

A Black Friday é o período marcado por grandes promoções e oportunidades para os clientes, o que reflete em um aumento considerável no número de vendas, e consequentemente, dobra o número de atendimentos.

Neste cenário, contar com uma tecnologia que possibilite interagir com os prospects e clientes é fundamental para aproveitar todas as possibilidades que o evento possibilita.

O chatbot surge como uma alternativa para construir e fidelizar um relacionamento com o cliente, já que permite responder às interações em tempo real, 24 horas por dia e sem aumentar o número de colaboradores.

Atualmente, a tecnologia construída a partir de inteligência artificial que constrói robôs automatizados para atendimento, já faz parte da estratégia de comunicação e marketing das principais empresas do país.

Neste período ainda mais, afinal, atua como mais um canal para a disseminação das promoções, esclarecimento de dúvidas e construção de um relacionamento que pode contribuir com a fidelização do cliente.

Saiba como se preparar e explorar as principais funcionalidades do chatbot durante a Black Friday:

Atendimento humanizado  

O primeiro passo para apresentar um chatbot é configurá-lo para representar a sua marca. Todos os fatores devem ser levados em conta, como criar um avatar único que retrate os valores da marca, bem como construir uma linha de conteúdo e relacionamento da ferramenta com os usuários.

Ainda na etapa de configuração é recomendado construir uma régua de relacionamento, com diferentes etapas de comunicação e variáveis que abrangem as possibilidades de produtos e serviços.

Construa uma comunicação eficaz

Os bots podem ser integrados a diferente canais e redes sociais, como o Facebook Messenger, site ou aplicativos próprios. Mais do que o meio, a mensagem disponibilizada ao cliente deve estar adequada ao tom de voz e posicionamento da marca.

Neste período do ano, o chatbot também pode ser construído como um rob vendedor, a partir da divulgação de promoções, características e benefícios do seu produto. O principal objetivo é possibilitar que o cliente tenha subsídios suficientes para concluir a compra, de forma fácil e rápida.

Adapte a experiência do cliente

Hoje, a experiência do usuário é um fator decisivo para a decisão de compra. A expectativa dos consumidores é obter um atendimento eficiente e personalizado, responsável por esclarecer suas dúvidas e solucionar seus problemas o mais rápido possível.  

Com este objetivo, tornar a experiência amigável e intuitiva contribui diretamente para despertar a atenção do usuário, bem como tornar sua navegação acessível. Isso porque, tal estratégia é o caminho para se diferenciar dos concorrentes e fidelizar clientes.  

Preze pela usabilidade

Oferecer essa alternativa de atendimento é um desafio que precisa estar devidamente alinhado às iniciativas de usabilidade da marca. Isto é, oferecer um atendimento eficiente e completo para as diversas possibilidades de dúvidas, bem como interagir com os usuários de forma fluída.

Para isso, é fundamental garantir que seu chatbot seja otimizado, esteja bem configurado e abranja as diferentes particularidades do seu produto e serviço. A fim de munir os clientes com informações atualizadas sobre o tema questionado.  

 

Que tal adotar essa ferramenta, explorar suas possibilidades e apresentar essa utilidade aos clientes e visitantes do seu site? Fale com a Aktie Now e descubra como a Droz te ajuda com uma solução de atendimento eficiente e humanizada. 

 

Assine nossa newsletter​