Blog Droz Droz

Experiência do cliente através de chatbot

Experiência do cliente através de chatbot

Hoje em dia um dos temas mais discutidos no mundo digital é a experiência do cliente, ou em inglês, customer experience (CX). Mas e você, sabe realmente o que esse termo significa?

Experiência do cliente

Como o próprio nome diz, trata-se de proporcionar ao cliente uma experiência única e positiva durante todo o processo e jornada de compra. Para tal, é necessário que a empresa tenha uma estrutura de colaboradores e softwares de gestão que ajudem e facilitem as interações entre marca e cliente. A percepção que o cliente vai ter da marca depende diretamente da experiência que ele vai ter com ela.

Chatbot em ação

Vários processos e praticamente todos os setores de uma empresa são influenciados quando é tomada a decisão de optar por evoluir o CX. Um dos processos é a utilização de ferramentas de chatbot para atendimento ao cliente. O chatbot nada mais é do que uma ferramenta de gestão de atendimento ao cliente por meio de mensagens. Ele oferece um atendimento inteligente em uma escala de trabalho de 24 horas por dia durante 7 dias da semana, coisa que um ser humano não é capaz de fazer e que o investimento para contratar várias pessoas é bem maior.

A questão é que a maioria desses atendimentos não precisam de um ser humano para resolver, pois normalmente tratam-se de questões simples como dúvidas gerais, informações básicas, códigos de rastreio entre outras. Enquanto isso, tem pessoas que realmente precisam falar com um atendente humano por se tratar de algum problema muito mais específico, e é aí que começa o diferencial de quem opta por uma solução como o chatbot: a quantidade de atendimento por telefonista será muito menor, o que vai gerar menos tempo de espera, um atendimento mais qualificado e exclusivo e clientes bem mais felizes e satisfeitos. Além disso, quem falar com o chatbot vai poder esclarecer dúvidas a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dia da semana. 

Dessa forma o cliente tende a ter uma experiência muito melhor, gerando fidelidade e satisfação. Além disso, a empresa consegue economizar na quantidade de atendentes e não sobrecarregar a área com diversas ligações desnecessárias, fazendo com que o custo x benefício dessa estratégia se sobressaia.

A dúvida que resta é: quão fácil é para contratar, implementar e configurar um chatbot? Aqui a Droz consegue te ajudar ainda mais, pois nossa ferramenta Droz-bot foi desenvolvida com a intenção de engajar marcas e pessoa, trazendo para sua empresa uma solução em experiência do cliente de uma maneira fácil, intuitiva e muito prática. Nossa equipe ajuda em todo o processo para que seu Droz-bot fique personalizado para você e seus clientes. Para saber mais detalhes fale conosco por aqui!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​