Blog Droz Droz

Mitos e verdades sobre o chatbot

Mitos e verdades sobre o chatbot

Adotar uma estratégia de automação para o atendimento contribui com a eficiência do suporte oferecido e a consequente satisfação do cliente.

Tal iniciativa consagrada pela utilização dos chatbots – ferramenta responsável pela automação – impulsiona a qualidade e agilidade dos atendimentos realizados.

O impacto reverbera em clientes satisfeitos e na conversão de novas vendas, com o consequente aumento da lucratividade.

Ainda assim, muitas empresas ainda têm receio para adotar esta funcionalidade de atendimento, encarando a alternativa como algo robótico e sem humanização.

Neste ponto, entender os benefícios do chatbot para o atendimento e as principais curiosidades sobre o seu funcionamento é fundamental.

Confira os principais mitos e verdades sobre esta tecnologia para automatizar o atendimento aos clientes:

Dificulta o atendimento ao cliente: Mito

O atendimento feito pelos chatbots são operados por computadores, que bem configurados, realizam processos com agilidade e precisão.

Com esta técnica, a eficiência do atendimento possibilita resolver as dúvidas e problemas dos seus clientes de forma certeira.

Facilita o atendimento personalizado: Verdade

A adoção de um sistema automatizado para oferecer o atendimento ao cliente representa mais do que uma inovação, o reflexo de uma nova estrutura interna.

A iniciativa permite responder a várias pessoas no mesmo momento, viabiliza o retorno instantâneo e contribui com a produtividade da equipe que atua paralela. Assim, além de otimizar o retorno às solicitações feitas pelos consumidores, a
estratégia contribui também com a redução de custos.

Inviabiliza a solução de problemas: Mito

A partir da definição de fluxos e respostas automatizadas pré-estabelecidas para cada padrão, o cliente é prontamente atendido durante o contato.

Ainda nas etapas de configuração, é possível determinar pessoas de contato para oferecer um atendimento personalizado, de acordo com a solicitação.

Com isso, o atendimento automatizado contribui para a resolução cada vez mais rápida do problema apontado.

Agiliza o atendimento ao cliente: Verdade

Proporcionar um atendimento excepcional, incluindo velocidade e eficácia nas demandas, é a melhor forma para reter seus clientes.

Com o chatbot é possível avaliar os contatos feitos, avaliar os níveis de complexidade, destinar a resposta e os desdobramentos da demanda.

Assim, de forma ágil e apartada, o consumidor recebe o suporte necessário e/ou é encaminhado para o departamento responsável.

Atrapalha a comunicação interna: Mito

Os robôs de chat substituem um atendimento humano, mas podem ser facilmente integrados às demais ferramentas corporativas.

Com tais processos estabelecidos, o mapeamento de todas as etapas pode ser feito, viabilizando a integração entre todos os departamentos impactados pelo chatbot.

Melhora a experiência do usuário: Verdade

Os chatbots se mantém disponíveis ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando contato no horário que convém ao cliente.

O atendimento também pode ser inteligentemente programado para entender os produtos/serviços já vistos pelo usuário e oferecer informações relacionadas durante o contato.

Tal alternativa se torna possível a partir da configuração do chatbot, com altos níveis de autonomia e a adoção de inteligência artificial.

Para aperfeiçoar o atendimento prestado pelo chatbot, elabore perguntas a serem feitas aos clientes, condicione conteúdos oferecidos para cada etapa e avalie os resultados periodicamente.

Assine nossa newsletter​