Blog Droz Droz

ROI e Atendimento ao Cliente: Como Calcular e Quais os Benefícios

ROI e Atendimento ao Cliente: Como Calcular e Quais os Benefícios

Um atendimento de qualidade é parte importante do sucesso de qualquer empresa, por isso investir nesse setor é algo comum. Para sabermos o quanto conseguimos de lucro, é feito o cálculo do ROI de atendimento ao cliente.

O ROI é uma métrica que pode ser aplicada a qualquer setor da empresa. É ela que vai nos dizer quanto de lucro foi obtido depois de realizado qualquer tipo de investimento.

Quando o ROI é negativo, significa que o valor investido foi maior do que o retorno e, quando é zero, os investimentos não deram prejuízo, mas a empresa não cresceu. Um ROI com valor positivo indica que seus investimentos geraram lucros.

Quer saber mais sobre o ROI e seu cálculo para o setor de atendimento? Continue lendo este artigo!

O que é o ROI?

A sigla ROI vem do inglês e é a abreviação para Return On Investment. Pode ser traduzida para o português como Retorno sobre Investimento.

Ele é um indicador que mostra como está a saúde financeira das empresas. Depois de calculado, o ROI diz quanto de dinheiro seu negócio ganhou ou perdeu depois de ter feito algum tipo de investimento.

A fórmula utilizada para fazer o cálculo do ROI é: [(Ganho Obtido – Custos) / Custos] x 100.

Entretanto, para fazer essa conta, levando em consideração o setor de atendimento, é necessário saber quais são os custos desse setor e qual lucro você conseguiu.

Como calcular o ROI para o atendimento

Primeiro, você precisa entender quais são os custos com o investimento em atendimento.

Podem estar relacionados com a contratação de novos funcionários, assim, os custos seriam os salários pagos. Ou com o treinamento de pessoal. Aqui, os gastos são o valor pago pelo curso, o deslocamento de pessoal e o tempo deles fora da empresa.

Custos também podem estar ligados à compra de novos equipamentos ou softwares, como o chatbot para automação de atendimento que melhoram a capacidade de atendimento ao cliente.

Para calcular os gastos, é preciso levar em consideração o valor da sua receita após o investimento.

Também é importante analisar a quantidade de novos clientes que a empresa conseguiu, assim como a satisfação dos clientes, a fidelização e a capacidade de atrair mais consumidores.

Depois de levantados todos esses dados, é só aplicar na fórmula e calcular o ROI para o atendimento. O Droz oferece para você uma exclusiva e gratuita calculadora de ROI, para acessar basta clicar aqui.

Motivos para calcular o ROI

Calcular o ROI da sua empresa traz uma série de vantagens para o seu negócio. Com os números desse indicador, os empreendedores podem identificar quais foram os investimentos feitos que trouxeram lucro e quais não.

Ainda é possível identificar qual é o tipo de investimento que mais se adéqua ao perfil da sua empresa e dos seus clientes, como a utilização de autoatendimento.

É por meio das informações obtidas pelo cálculo do ROI para o investimento que os donos de negócios vão se basear para tomar futuras decisões sobre novos investimentos e a maneira de tratar os clientes.

Dessa forma, é possível que haja uma redução de custo de atendimento no futuro.

Para te ajudar a calcular o seu custo por atendimento e analisar como você pode reduzi-lo, o Droz disponibiliza uma ferramenta gratuita que é capaz de realizar o cálculo do ROI de atendimento ao cliente de sua empresa. Clique aqui para acessá-la!

nova-calculadora-roi

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​