Blog Droz Droz

Como melhorar meu atendimento ao cliente através do WhatsApp?

Como melhorar meu atendimento ao cliente através do WhatsApp?

WhatsApp está presente em 99% dos smartphones no Brasil. Justamente por ser uma ferramenta com tamanho alcance, é o que faz dela uma das mais utilizadas como canal de atendimento ao cliente.

facilidade, a agilidade na troca de mensagens e a simplicidade fazem desse aplicativo uma das mais eficientes formas de comunicação entre empresas e clientes. O WhatsApp Business foi desenvolvido exatamente para fortalecer o relacionamento entre as partes, mas não basta apenas ter essa versão instalada para melhorar o atendimento ao cliente.

Algumas práticas podem proporcionar uma melhor experiência e é disso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe:

Use bem o WhatsApp Business

O primeiro passo para oferecer um atendimento ao cliente de qualidade é utilizar a versão empresarial. Ter um número exclusivo para isso já mostra mais profissionalismo, por isso não use seu número pessoal para conversar com seus clientes.

WhatsApp Business permite que você divulgue ao público informações importantes sobre seu negócio, como horário de atendimento, site, endereço, e-mail, etc. Dessa forma, sua empresa consegue definir os dias e horários específicos para atender seus clientes da melhor forma.

O aplicativo também fornece algumas métricas para medir a eficácia de suas ações na plataforma. Você consegue saber se suas mensagens estão sendo entregues, lidas e recebidas e entender quais estratégias estão dando certo e quais precisam ser corrigidas.

Outra função interessante da versão Business é poder categorizar seus contatos com tags coloridas. Dessa forma, o atendente consegue ter uma visualização rápida de cada solicitação enviada. Por exemplo, a cor verde pode ser definida para clientes novos, enquanto a amarela para os mais antigos ou outras categorias que você pode criar para facilitar o atendimento.

Utilize uma linguagem mais informal no atendimento ao cliente

WhatsApp é o aplicativo de conversas mais popular do Brasil. Por isso, é importante usar uma linguagem mais coloquial para trazer o cliente mais próximo da empresa. A pessoa espera um tratamento personalizado e mais humano quando procura esse canal.

Aproveite para usar todos os recursos que o aplicativo oferece para estreitar essa relação, inclusive áudios, gifs e emojis. Isso, claro, sempre com profissionalismo respeitando o tom de voz da sua marca e persona. Confira outras dicas para uma boa comunicação no WhatsApp:

– Evite enviar mensagens em excesso;

– Responda de maneira ágil;

– Não dê respostas monossilábicas;

– Não cometa erros de português;

– Trate o cliente pelo nome.

Ofereça atendimento ao cliente automatizado de qualidade

Uma das principais diferenças da versão empresarial é a possibilidade de configurar respostas automáticas. Isso vai proporcionar mais agilidade ao atendimento, uma das características mais importantes do WhatsApp. Se não houver nenhum atendente disponível, o cliente vai receber uma mensagem de saudação ou algumas informações iniciais.

Utilizar chatbots também é uma opção interessante para facilitar os contatos com os clientes e otimizar a equipe de atendimento ao cliente. Com uso de inteligência artificial, ele pode conversar de forma natural com a pessoa independente da hora e do local que ela esteja. Assim o atendimento fica ainda mais eficaz, trazendo automação escalabilidade para a sua empresa.

Para ajudá-lo ainda mais e explicar de forma mais detalhada como o WhatsApp pode beneficiar a sua empresa, o Droz desenvolveu um e-book gratuito exclusivo para você. Para baixar nosso e-book “Os benefícios que o uso do WhatsApp pode trazer para o seu atendimento” basta clicar aqui!

ebook

 

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter