Faça uma demo gratuita Agendar demo
Chatbots

Chatbot: O que é e como vem sendo sua evolução no mercado

21 de julho 2 min. de leitura

Já faz alguns anos que ouvimos a tecnologia abordar temas como carros voadores, teletransporte e robôs, num futuro cada vez mais próximo. Apesar de não estarmos voando estradas acima ou nos transportando em nanopartículas para lugares diferentes, os robôs já são uma realidade tecnológica muito presente na vida das pessoas e empresas.

Chatbots, nome dado à função que conversa e responde automaticamente o usuário, é a prova de que estamos vivendo uma revolução na comunicação entre empresa e cliente. O chatbot sobressai à outras formas de contato, por ser mais prática, rápida e conveniente para ambos.

Ou seja, o cliente é atendido com eficiência e a empresa tem sua reputação favorecida, por oferecer atendimento de qualidade.

Chatbot: o que é e como funciona na prática?

Chatbot é a combinação das palavras em inglês chat, ou seja, conversa, e bot, de robot, ou seja, robô. Apesar de parecer inovador, o chatbot já existia em serviços menos modernos como secretárias eletrônicas de bancos e empresas de telefonia.

Mensagens automáticas seguiam a mesma ideia dos chatbots, onde o cliente solicitava o serviço a partir de números predeterminados pela secretária e recebia instruções de acordo com suas necessidades.

Apesar de este tipo de atendimento ainda existir em alguns serviços, o chatbot demonstra ter mais benefícios e vantagens. Chegamos à conclusão de que os chatbots já estão nas empresas, mesmo que em outro formato.

Seu aspecto funcional é relativamente simples. O chatbot funciona de acordo com comandos de programação, onde a tecnologia é “ensinada” pelos próprios usuários, a partir de suas necessidades.

Um exemplo simples e observável atualmente é no atendimento onde o chatbot pode compreender certas palavras, combiná-las, e entregar a resposta desejada pelo cliente. Ou então, em tecnologias mais avançadas, onde robô trabalha a partir de Inteligência Artificial, possibilitando interação mais aprofundada e humanizada, ao ser “educado” pela constância e vontades do usuário.

Saiba a importância de um chatbot para a empresa

Mesmo que muita gente ainda acredite que o atendimento humano seja melhor, os chatbots estão alcançando um nível muito superior ao serviço cedido por atendentes.

Isso acontece porque os robôs estão preparados para longas jornadas, podendo ficar disponíveis por 24 horas, aprendendo cada vez mais a cada atendimento realizado.

Verifique quais são os pontos fortes do chatbot para a empresa alcançar a excelência de atendimento:

  • Totalmente personalizável;
  • Menos filas de espera para os clientes;
  • Minimiza a necessidade de atendimento humano para situações simples;
  • Funcionamento contínuo.

Nos negócios, o chatbot é sugerido como uma nova tendência capaz de prover mais economia para a empresa, modernidade para o atendimento e praticidade para os processos. Entretanto, menos intervenção humana não implica em menos interação entre cliente e empresa.

A proposta é oferecer experiências tecnológicas ao usuário, prezando sempre pela agilidade e resolução de problemas.

Pensando em expansão comercial, os chatbots podem ser um meio eficaz para o crescimento da empresa. Com a automatização do atendimento, mais pessoas são atendidas em menos tempo, possibilitando o surgimento de novos negócios e oportunidades.

Se deseja saber mais sobre chatbots e como o Droz funciona, entre em contato com a gente!

Array