É fato que o chatbot já proporciona uma experiência rica ao cliente, visto que fornece a ele um atendimento ágil, produtivo e assertivo. O melhor ainda é que esse atendimento é feito 24 horas por dia, 7 dias da semana. Mas sabia que, quando combinado a outras práticas, o chatbot se torna ainda mais atrativo? Um exemplo, nesse sentido, é a possibilidade de inclusão de uma pesquisa NPS ao final do atendimento. Para saber o que é, quais são as vantagens dessa solução e como fazer isso, continue aqui com a gente!
1. O que é NPS?
NPS é uma sigla para o termo, em inglês, “Net Promoter Score”. É uma metodologia inovadora, que foi criada por Fred Reichheld para mensurar o nível de satisfação dos clientes.
De modo geral, podemos dizer que se trata de uma ferramenta que contribui para que uma empresa avalie a percepção do cliente, com relação a tudo aquilo que, de alguma maneira, pode favorecer o seu crescimento, como:
- Atendimento ao cliente;
- Valor de marca, produtos e serviços;
- Etc.
É um método que é utilizado, vale dizer, por mais de 80% das empresas que são listadas pela Fortune 500, uma das revistas mais importantes no segmento de finanças e de mercado.
2. Vantagens de inserir pesquisa NPS em seu chatbot
As vantagens de introduzir a pesquisa NPS em seu chatbot são as mais diversas possíveis. A seguir, confira as principais:
- Possibilidade de aferir a percepção do cliente ou potencial cliente, no que diz respeito ao atendimento desempenhado pela sua solução tecnológica ou robotizada, bem como o nível de sua satisfação;
- Obtenção de informações que podem subsidiar a tomada de decisão, bem como garantir que a sua tecnologia seja aprimorada e alinhada aos interesses dos seus clientes;
- Amadurecimento, no que se refere ao atendimento ao cliente;
- É possível também avaliar outros assuntos, além do atendimento ao cliente, como valor de marca e produtos e serviços e, assim, tomar decisões com base em dados fundamentados.
Como se vê, incluir a pesquisa NPS em seu chatbot é uma excelente estratégia para garantir o aperfeiçoamento de suas operações e, dessa maneira, obter um crescimento ágil e eficiente.
3. Como inserir uma pesquisa NPS em seu chatbot?
O processo de inclusão de uma pesquisa NPS em um chatbot deve ser precedido de algumas reflexões. Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, montamos algumas dicas. Veja:
- Ao inserir a pesquisa NPS em seu chatbot, certifique-se de que não esteja sendo invasivo ou abusivo;
- Faça somente as perguntas que realmente são necessárias, sem prolixidade. O ideal é, no máximo, fazer três perguntas, para que assim, o tempo do cliente seja valorizado;
- Seja simples, objetivo e assertivo nas perguntas. Evite perguntas que exijam muito tempo para serem respondidas, pois o cliente pode abandonar a sua pesquisa.
O chatbot Droz conta com a possibilidade de inclusão de uma pesquisa NPS ao final do atendimento ao cliente! É uma das soluções tecnológicas mais completas do mercado. Se deseja saber mais sobre o processo de inclusão de um NPS em seu chatbot Droz, entre em contato conosco!