Blog Droz Droz

Atendimento via WhatsApp: Como esse canal auxilia no aumento das vendas

Atendimento via WhatsApp: Como esse canal auxilia no aumento das vendas

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Clique no play abaixo:

Quando pensamos em atendimento ao cliente e nas experiências que podem ser boas ou ruins, as mesmas refletem no dia a dia na hora de se relacionar com uma empresa.  Exemplos e impressões ao conversar com um atendente sempre são lembrados e até mesmo compartilhados, atingindo um grande número de pessoas. Pensar em como atingir as pessoas de forma efetiva e ainda transformá-las em clientes é um desafio diário quando o assunto é vender. Por isso, o atendimento via WhatsApp pode ajudá-lo!

Instalado em mais de 98% dos smartphones brasileiros, de acordo com o Sebrae (2020), o WhatsApp se tornou essencial no dia a dia de muitas pessoas. Antes, o que era apenas para comunicação entre familiares, amigos e até mesmo com os colegas de trabalho, se tornou um canal muito usado também para entrar em contato com as marcas e realizar compras. Com isso, o app tomou lugar importante como ferramenta para auxiliar as empresas nas vendas. 

Com o distanciamento social imposto para toda a população no último ano, adequar-se às novas medidas protetivas e ainda assim continuar vendendo foi e é um desafio grande para as empresas. Além de pensarem em formas de como melhorar o atendimento via WhatsApp, a integração também foi uma adversidade para empresas que em maioria só tratavam o app como forma de comunicação pessoal. E começar a vender pelo aplicativo pode ser simples, porém os resultados não aparecem como “mágica” e sim muita dedicação. 

Para vender no WhatsApp Business é necessário não só estar familiarizado com a ferramenta como também entender a hora certa de atuação no segmento. Ao ter um conhecimento mais aprofundado das suas possibilidades e recursos, é possível utilizar estratégias e técnicas para auxiliar a melhorar o atendimento ao cliente pelo app, principalmente no varejo. Entender as vantagens e saber explorá-las proporciona uma vantagem perante aos concorrentes, que muitas vezes “negligenciam” e usam apenas o básico, perdendo importantes insights de vendas. 

Como já abordamos anteriormente, o WhatsApp não é só o aplicativo mais utilizado no Brasil como também ocupa o ranking global. Em 2020, o app ultrapassou mais de 2 bilhões* de usuários únicos em todo o mundo, expandindo e abrindo novas possibilidades, o que reflete diretamente nas receitas empresariais. Por isso é importante estar atento à comunicação através do app, além de priorizar a integração com o e-commerce para alcançar o resultado esperado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a alavancar as vendas no canal!

Adote um número corporativo 

Quando o assunto é atendimento, dar a devida importância ao canal é um pré-requisito. Assim, ter um número corporativo como também um aparelho exclusivo para o atendimento, ressalta o profissionalismo do time de atendimento. Mesmo que o aparelho de algum gestor tenha a possibilidade de colocar mais de um chip, fazer essa separação mostra credibilidade e comprometimento com a empresa em atender bem.

Use as redes sociais a favor do canal

Ao disponibilizar mais um canal para atendimento ao cliente, é preciso comunicá-lo sobre essa facilidade. Uma boa forma é utilizar as redes sociais para informar que o cliente pode contatá-lo através do WhatsApp. Divulgue bastante para que a notícia seja disseminada e alcance a todos!

Peça autorização para enviar mensagens 

Sair enviando mensagens com total descontrole pode ser visto de uma forma ruim pelo cliente. Afinal, ninguém gosta de ter o seu espaço invadido. Na primeira oportunidade, peça o número e autorização para enviar mensagens para o número pessoal. Informe quais são os conteúdos e deixe claro que se trata apenas de conteúdos que envolvam a marca, como descontos, promoções e inovações.

Use o canal para contatos passivos e receptivos 

Como falado anteriormente, ninguém gosta de ser pertubado, muito menos o cliente. Analisar o momento para enviar mensagens também faz parte de uma boa estratégia de vendas. Escolha as melhores ofertas para mandar ao cliente, considerando o seu perfil. Mande mensagens para fortalecer primeiro o vínculo criado e depois para continuar a vender. A primeira imagem é a que fica e fazer dela a melhor possível contribui para o sucesso das vendas. 

Tenha cuidado com a identidade visual 

A identidade visual adotada deve ser bem empregada e de acordo com a marca. Enviar mensagens para os clientes deve condizer com o que a empresa prega, tratando a ferramenta como trabalho. Na foto de perfil deve conter o logotipo da marca e nas informações apenas as que condizem com o negócio, como e-mail, endereço e site. 

Conte com o Dodô

Os chatbots são ótimos aliados quando o assunto é integração, automatização e ganho de tempo e performance. Segundo uma pesquisa realizada pela Alldience, as conversas realizadas entre vendedor e cliente através do app convertem em até 70% das vendas, contra 0,5% de e-commerces tradicionais. Isso mostra que os bots auxiliam não só na hora de atender, como também nas vendas.

O Droz-bot ajuda na integração com a API do WhatsApp Business e também na estratégia de negócio, auxiliando em todas as etapas para garantir o sucesso do atendimento. 

Além de todas as dicas acima, contar com um conteúdo mais aprofundado também pode te auxiliar na hora de colocar as estratégias em prática. Se você quer saber como criar um fluxo de chatbot para o seu atendimento ao cliente via WhatsApp Business, baixe agora mesmo o nosso ebook e comece a sua transformação digital hoje! Nós e o Dodô queremos auxiliar na transformação do seu negócio! 

e-book-como-criar-um-fluxo-de-chatbot-para-seu-atendimento-ao-cliente-via-WhatsApp-Business

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre atendimento via WhatsApp? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

*Fonte: Techtudo (2020). 

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​