Blog Droz Droz

Como realizar manutenção em seus chatbots

Como realizar manutenção em seus chatbots

Fazer alterações no fluxo de um bot que está sendo usado em produção no seu site, pode ser desastroso se você não tomar as precauções devidas. Qualquer alteração feita no fluxo de seu bot será refletida instantaneamente no seu site, e isso pode gerar indisponibilidade. Por isso vamos te ajudar aqui listando as melhores práticas para fazer essa ação:

1 – Tenha sempre um bot de homologação em sua conta

Quando o bot de produção já está sendo usado em seu site, clientes podem estar falando com o mesmo enquanto você está trabalhando no fluxo. Um único componente adicionado erroneamente no bot de produção pode gerar indisponibilidade e é por isso que você deve sempre validar as alterações previamente em um bot separado.

meus chatbots

2 – Utilize a ferramenta de exportar/importar fluxos

O Droz possui a funcionalidade de exportar/importar os fluxos de seus bots instantaneamente. Ao exportar um fluxo é gerado um arquivo JSON que pode ser importado em outros bots.

ferramenta exportar/importar

Tome cuidado! Ao importar um fluxo em um bot, todo conteúdo que havia nele é apagado e substituído pelo arquivo importado. Se não tiver certeza de que pode apagar o fluxo deste bot, exporte-o antes para ter um backup.

exportação chatbot

Inicie a manutenção no seu bot de produção exportando seu fluxo de conversa e importando este fluxo no seu bot de homologação. A partir desse momento, no bot de homologação, fique a vontade para: alterar, adicionar ou remover conteúdos do seu fluxo de conversa e também realizar testes, utilizando a opção de “Simular”:

simulação

Quando as alterações acabarem, repita o processo: exporte o seu bot de homologação e importe em produção. Desta forma o bot que já está sendo usado por clientes em seu site será atualizado instantaneamente sem gerar impactos.

 

3 – Um único bot de homologação pode ser suficiente

Se sua conta já está no limite de bots contratados, mesmo que você possua diversos bots em produção, não há real necessidade criar um bot de homologação para cada um. Utilizando a ferramenta de exportar/importar você pode ter um único bot de homologação e importar no mesmo os bots de produção para testes, um de cada vez.

 

4 – Armazene os backups das versões que foram implantadas em seu site

Uma excelente prática que você pode adotar é guardar o backup de cada versão do bot que foi implantada no seu site. Sempre que subir um bot em produção exporte o mesmo e armazene em local seguro.

 

Se ainda tiver dúvidas sobre como realizar a manutenção de seu chatbot, entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter​