Blog Droz Droz

E-commerce: Como lidar e resolver a alta demanda atual

E-commerce: Como lidar e resolver a alta demanda atual

Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, houve uma crescente demanda por atendimento nos diversos canais (site, redes sociais etc.) de uma empresa que atua no e-commerce ou no mercado eletrônico.

Existe uma explicação para isso: devido à medida de isolamento social adotada a nível nacional, as pessoas passaram a comprar cada vez mais pela internet. Além disso, mesmo com a flexibilização, muitos evitam o contato com outras pessoas por receio, passando a realizar suas aquisições a partir da web.

Tanto isso é verdade que, conforme a E-commerce Brasil, houve um crescimento de mais de 100% no e-commerce nos três primeiros meses de 2020. É um reflexo direto da mudança de comportamento do consumidor.

Diante dessa realidade, muitas empresas enfrentam dificuldades para lidar e resolver a alta demanda por atendimento. Ciente disso, montamos este conteúdo para trazer algumas dicas que podem lhe ajudar. Confira!

Monte uma equipe de atendimento ao cliente

É uma solução que pode lhe ajudar ao menos enquanto durar a pandemia e o isolamento social.

Como nesse período de isolamento social houve um aumento da demanda de atendimento ao cliente nos diversos canais de comunicação que uma empresa tem, talvez valha a pena montar uma equipe de atendimento ao cliente temporária. Seria apenas para suprir essa necessidade eventual que se apresenta.

Todavia, cabe destacar que pode haver um aumento de custo em sua empresa, considerando que ela passará a ter que pagar salário, hora extra, se for preciso, bem como outros encargos trabalhistas.

No entanto, quando o assunto é garantir que o seu cliente tenha um atendimento de excelência, o custo pode valer a pena. É o atendimento que fará com que o cliente se apaixone pela marca e volte a comprar com a sua empresa.

Direcione esforços

Ainda que uma empresa tenha diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone, perfis em redes sociais e site, sempre tem aquele que é mais procurado pelo cliente. Na maioria das vezes, quem assume esse papel é o site da marca.

Então, diante disso, busque direcionar esforços, ou seja, concentrar a maior parte de sua equipe de atendimento no canal que é mais procurado pelo cliente. É uma maneira inteligente de lidar com a situação e de fazer com que a sua empresa seja vista pelo consumidor como uma organização eficiente e que presta um atendimento de qualidade. Para isso, será preciso estudar os relatórios e verificar qual é o canal de comunicação mais procurado pelo cliente.

Nesse contexto, cabe dizer que busque evitar o atendimento telefônico. Hoje, esse formato apresenta-se, de certo modo, como obsoleto frente às tecnologias de comunicação que podemos utilizar para aprimorar o processo de relacionamento com o cliente.

Além disso, o atendimento por voz costuma gerar filas e tomar muito tempo, fazendo com que o cliente fique insatisfeito. O ideal é evitar tecnologias antigas e no lugar delas investir em soluções personalizadas, compatíveis com as exigências de mercado.

Invista em um chatbot

Entre as dicas que destacamos, essa, sem dúvida alguma, pode garantir diversos benefícios à sua empresa, sobretudo nesse contexto de alta demanda por atendimento.

O chatbot é uma tecnologia de autoatendimento que garante que a sua organização forneça atendimento ao cliente de maneira customizada, 24 horas por dia. Com isso, possibilita que o cliente seja atendido com excelência, inclusive aos sábados e domingos.

Outro ponto a se destacar em relação ao chatbot é que ele permite que vários clientes sejam atendidos ao mesmo tempo. Tudo isso de maneira prática, segura e escalável.

O chatbot pode ser implantado tanto em sites como em diversos outros canais como redes sociais e WhatsApp. Também pode realizar diversas integrações em help centers e CRMs como Zendesk e Salesforce.

Alguns dos principais benefícios que essa solução oferece são:

  • Atendimento personalizado e ágil;
  • Satisfação do cliente;
  • Evita o sobrecarregamento no processo de atendimento ao cliente;
  • Oferece soluções ágeis para resolver os problemas dos clientes;
  • Reduz os custos de uma empresa com o atendimento ao cliente.

Agora que você sabe um pouco melhor como lidar e resolver a alta demanda de atendimento em seu e-commerce, que tal baixar nosso e-book gratuito e completo que fala mais detalhadamente sobre como superar esse desafio? É o ebook 7 passos para lidar com a alta demanda de atendimento no e-commerce e que você pode baixar gratuitamente clicando aqui!

baixar ebook gratuito

Caso deseje implementar em seu negócio o chatbot, não deixe de entrar em contato conosco. Podemos desenhar uma solução sob medida para garantir o crescimento da sua empresa nesse momento de crise.

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter​