Blog Droz Droz

Como Reduzir seu Custo Através da Utilização de Chatbot

Como Reduzir seu Custo Através da Utilização de Chatbot

Em meio às diversas facilidades proporcionadas pela tecnologia, os consumidores adeptos dessas comodidades têm se tornado cada vez mais exigentes.

Nesse sentido, empresas que desejam se manter competitivas precisam buscar alternativas para tornar o seu atendimento mais ágil, sem perder a qualidade e com um custo menor. É aí que entra o chatbot.

Mas você sabe o que é chatbot? Trata-se de um programa de computador que faz exatamente o que é programado, simulando um diálogo humano em um chat.

Por meio dessa ferramenta de automação de atendimento, é possível tornar tarefas burocráticas e repetitivas a serem feitas de maneira automática. Como funciona e quais as vantagens de utilizar o chatbot?

Antes de conhecer o funcionamento de um chatbot, é importante compreender todos os custos envolvidos, quando se trata de atendimento ao cliente.

Quais os custos no atendimento ao cliente?

Não sai nada barato lidar com um grande volume de clientes cada vez mais exigentes e de maneira simultânea, com possibilidade de respondê-los 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

Além dos altos gastos com contratação de pessoas, treinamento da equipe e equipamentos, é necessário um trabalho de gestão efetivo para que tudo funcione bem, o que resulta em um grande investimento.

Mas todos esses custos podem ser reduzidos em até 40% com o uso do chatbot, eliminando custos trabalhistas, necessidade de treinamentos constantes e demora nas operações.

Além da economia, um atendimento digital possibilita uma comunicação mais ágil e eficaz com os clientes.

Como funciona o chatbot?

Chatbot nada mais é do que uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial que interpreta o que é digitado ou escrito e é capaz de responder em imagem, texto, áudio ou vídeo, e também é capaz de executar comandos.

Dessa forma, o chatbot possibilita um canal direto com os seus clientes a qualquer hora para passar informações, tirar dúvidas e até mesmo solucionar problemas, sem a necessidade de uma equipe de atendimento.

É possível, por exemplo, programar o chatbot para descrever serviços, produtos e promoções para os clientes que entrarem em contato. Além disso, é possível coletar dados relacionados a preferências dos clientes, estreitando dessa forma o relacionamento com a empresa.

Quais custos podem ser reduzidos com chatbot?

Conforme já explicado, o chatbot ajuda na redução de custos de cada atendimento, visto que o programa possibilita o atendimento simultâneo de centenas de clientes.

Além disso, pode-se destacar a questão da infraestrutura de comunicação. Essa ferramenta é facilmente acessada por meio de um aplicativo ou ID de rede, sem a necessidade de instalação de intranet.

Todas as informações são concentradas em um único canal, uma forma de autoatendimento, e dessa maneira é possível diminuir gastos.

Outra vantagem importante do uso dessa tecnologia é que é possível utilizá-la com internet, pelo site, redes sociais e WhatsApp ou sem internet. Como? Uma opção é utilizar mensagens de texto (SMS) como canal de saída.

Pode ser utilizado também para a cobrança de clientes, evitando, inclusive, o constrangimento dos mesmos. Por fim, as chances de erro são muito reduzidas com o chatbot, pois é possível ampliar o acervo de respostas a depender das demandas dos clientes, evitando retrabalho.

Tem interesse ou quer saber mais sobre o Droz e o nosso Droz-bot? Fale com a gente por aqui!

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter​