Faça uma demo gratuita Agendar demo
Blog

Os seus colaboradores querem ser mais eficientes

01 de janeiro 4 min. de leitura

A comunicação interna dos seus colaboradores é eficiente?

Como você controla a produtividade individual da sua equipe?

Qual o caminho que você utiliza para inovar no seu negócio?

Neste artigo vou apresentar a você 5 motivos pelos quais os seus colaboradores querem (mesmo que ainda não saibam) fazer parte de um processo de Gestão do Conhecimento.

1) Conteúdo Selecionado

A otimização do tempo é um desafio para qualquer profissional. O conteúdo irrelevante está por todo lugar, sendo muito nocivo à produtividade das equipes.

Em uma solução para a Gestão do Conhecimento de qualidade, os colaboradores apenas irão receber aquele conteúdo e atualizações dos departamentos e colegas que desejarem, tendo uma experiência customizada e livre de material massivo e desinteressante.

Ao estar em contato com um material de seu interesse, o colaborador fica mais interessado em participar de um ambiente de colaboração e engajamento, com a empresa retendo maior conhecimento e a equipe sendo mais produtiva.

2) Meritocracia e Reconhecimento dos Colaboradores

As empresas possuem uma enorme dificuldade em mensurar o grau de colaboração entre sua equipe e reconhecer os funcionários mais engajados e que geram maiores resultados.

É natural que o colaborador reconhecido pelo que produz fique mais interessado com a causa do negócio e desenvolva maiores inovações para a empresa de forma recorrente.

Em uma plataforma que possibilite o acompanhamento e controle por perfil dos colaboradores que realizam a Gestão do Conhecimento, fica mais fácil para a direção desenvolver um processo de meritocracia e estes colaboradores serem reconhecidos por seus pares pela contribuição que dão para o resultado geral.

Funcionalidades como ranking de colaboração, características especiais do usuário (definir colaborador como expert em determinada área) e atividades recentes fazem toda a empresa saber quem são aqueles profissionais diferenciados e que merecem uma valorização especial.

3) Evitar que E-mails se tornem Conversas

O e-mail é um canal muito utilizado para a comunicação de equipes. Habitualmente, entre respostas e o desenrolar das conversas, ocorre muito aprendizado que poderia ser compartilhado com outros colaboradores.

Outro problema é buscar informações que estão em trocas de mensagens antigas e com várias respostas. Isto gera ineficiência e desorganização, acarretando maiores custos e desengajamento da equipe.

A Gestão do Conhecimento disciplina que essa troca de e-mails seja substituída por uma discussão em um fórum colaborativo e aberto a todas as pessoas que os “gestores” dessa troca de informações tenham interesse.

Além disso, evita que se inicie uma discussão similar que já foi resolvida anteriormente, acarretando em uma economia de tempo e recursos internos a cada nova empreitada.

Assim, os funcionários são incentivados a darem ideias e proverem seus insights nesses fóruns, com o objetivo de deixar este legado dinâmico para quem um dia possa precisar.

4) Receber a Resposta Certa

A falha na comunicação entre equipes se acentua quando as respostas devem ser encontradas em departamentos diferentes. Uma ferramenta colaborativa para a Gestão do Conhecimento torna a tarefa de solicitar informações mais fácil, não precisando os colaboradores nem saírem da sua mesa para sanar as suas dúvidas.

Os funcionários perdem menos tempo buscando a pessoa certa que solucionará o seu problema, uma vez que a plataforma indicará aqueles que possuem um melhor desempenho em respostas de determinado campo de conhecimento.

Se a pergunta ainda não estiver respondida na plataforma, os colaboradores poderão enviar a esses experts a sua dúvida e receber uma resposta confiável, aumentando a eficiência do negócio e diminuindo a possibilidade de erros.

5) Incentivo à Inovação

Todas as empresas querem inovar. Inovar para se diferenciar no mercado de seus concorrentes, reter clientes e promover um negócio que seja sustentável com o passar do tempo.

Para conseguir êxito em um processo inovador, se conhecer e incentivar os seus colaboradores a promoverem melhorias aparece como um caminho necessário e desafiador.

Uma plataforma inteligente que permita este jogo de forma recorrente se mostra uma solução que aproxima profissionais que, mesmo fisicamente distantes, colaboram uns com os outros em busca de inovações para o negócio.

Promover a interação entre departamentos leva a melhorias gerais e mais criativas. Unir talentos complementares sempre foi uma boa ideia, e quando orquestrados por uma metodologia como a Gestão do Conhecimento os resultados podem ser surpreendentes.

Para concluir, cabe destacar novamente a importância da Gestão do Conhecimento como uma solução inovadora para as empresas. A resistência dos colaboradores em adotar a metodologia que já foi uma objeção, hoje é tratada como mais um argumento para implantá-la, facilitando a vida de todos e mantendo o negócio inovador e cada vez mais produtivo.