Faça uma demo gratuita Agendar demo
Chatbots

Casos de uso do chatbot WhatsApp para a plataforma Zendesk

27 de março 8 min. de leitura

O chatbot integrado ao WhatsApp traz diversas funcionalidades para oferecer atendimento automático e conversacional aos seus clientes. Confira os principais casos de uso do chatbot!

O setor de atendimento ao cliente tem se beneficiado muito da utilização de chatbot integrado ao WhatsApp. A tecnologia permite manter um relacionamento personalizado e escalável com os clientes, ajudando a melhorar o desemprenho de operações de suporte em indicadores como tempo médio de atendimento e satisfação do cliente

Como resultado, o mercado de chatbots deve atingir US$ 9,4 bilhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual de 29,7% segundo a Grand View Research

Utilizando o WhatsApp como canal de comunicação, o chatbot pode tornar a jornada do consumidor muito mais simples, rápida e satisfatória. Principalmente para clientes Zendesk, que podem gerenciar este formato de atendimento de forma centralizada em seu CRM.

Quer saber mais? Então confira neste artigo: 

Receba conteúdos exclusivos para elevar a experiência dos seus clientes e colaboradores!

As funcionalidades do chatbot WhatsApp para o atendimento ao cliente

Unindo a inteligência do chatbot com o canal de relacionamento mais utilizado entre os consumidores — o WhatsApp — é possível aproveitar diversas funcionalidades.

Automatização de respostas 

Com o chatbot para WhatsApp, é possível planejar e configurar respostas automáticas para solicitações previsíveis e repetitivas dos seus clientes — como, por exemplo, status do pedido e segunda via de boleto — trazendo muito mais rapidez e agilidade para o atendimento.

Triagem de atendimento

Com um chatbot em seu WhatsApp é possível fazer uma de triagem no atendimento: assim que o cliente chega ele é atendido por um bot porteiro, que vai o encaminhar para o atendimento para o fluxo de conversa correto para atendar sua solicitação.

Automação de processos de venda

O chatbot pode automatizar alguns processos de vendas no WhatsApp. Por exemplo, ele pode ajudar a esclarecer dúvidas, oferecer opções de produtos e serviços, simular valores ou enviar cupons de promocionais.

Integração via API

Ao integrar o seu chatbot com outras ferramentas via API, seu autoatendimento pelo WhatsApp pode ganhar ainda mais funcionalidades. Algumas das principais são: sistema de pagamento, envio de dados ao seu CRM, acompanhamento da entrega e transbordo para um agente humano.

Personalização de respostas

O WhatsApp é um canal direto de comunicação com o consumidor final e, portanto, não é possível implementar automação sem considerar a experiência individual do cliente. Para isso, o chatbot permite criar fluxos de conversa personalizados, o que evita que o cliente sinta que está recebendo um atendimento genérico e impessoal.

Quais empresas já utilizam chatbot?

Muitas marcas conhecidas já utilizam o chatbot como uma de suas tecnologias para atendimento. Confira alguns casos de sucesso:

Magazine Luiza 

A Magalu, principal plataforma digital de varejo do Brasil, está no mercado desde 1957, sendo uma das marcas mais reconhecidas pelo consumidor brasileiro. A Lu, sua assistente virtual, já é conhecida — e amada — por todos. 

Reconhecida pela excelência em experiência do cliente, não haveria como a Magalu deixar de implementar um chatbot no seu atendimento. A empresa aplica as melhores práticas na utilização de chatbots para atendimento via WhatsApp, a fim de gerar experiências positivas e conversacionais para seus clientes. 

Ebanx 

A Ebanx é uma fintech brasileira fundada em 2012 com o compromisso de quebrar barreiras. Para ajudar nesse objetivo tão ambicioso, a marca também apostou em um chatbot, demonstrando que a tecnologia pode ser benéfica para diversos segmentos.

Electrolux 

A líder mundial de eletrodomésticos possui verdadeira paixão pela inovação, foco em resultados e obsessão pelo consumidor. Por isso, o chatbot também faz parte das tecnologias que elevam o atendimento do cliente Electrolux, trazendo agilidade e a melhor experiência para o consumidor.

Os principais casos de uso do chatbot WhatsApp

Marketing e Geração de Demanda

Os chatbots podem ser incríveis aliados para a equipe de marketing. Além de servir como canal para disparo de campanhas e ofertas, ele ainda pode ser utilizado em estratégias de Inbound Marketing.

Ainda, é possível criar trilhas de envios para a qualificação de leads por meio do chatbot para WhatsApp, por exemplo. 

Agendamentos e Reservas

Quando integrado ao sistema de agendamento da organização, o chatbot permite que o cliente agende uma reunião, consulta ou até mesmo efetue uma reserva. 

Isso é possível porque o bot consegue acessar datas e horários de forma automática, sem necessidade da intervenção de um agente humano. Esse uso do chatbot traz muito mais agilidade ao atendimento, além de evitar esperas e filas. 

Vendas

Quando falamos em vendas por meio de chatbot para WhatsApp é preciso informar que o canal não permite que sejam feitas vendas diretas por ali, afinal, trata-se de um canal de relacionamento.

No entanto, é possível utilizá-lo de diversas formas para ajudar o cliente e fortalecer o relacionamento com a sua marca. Se quiser saber mais e entender como a ferramenta pode ser uma aliada para aumentar suas vendas, acesse nosso ebook exclusivo aqui.

Saúde 

O chatbot pode ser muito importante quando falamos no segmento de saúde. Além de agendar consultas, ele pode ajudar em emergências. 

Com mensagens configuradas por médicos e equipe qualificada é possível enviar mensagens de primeiros socorros, por exemplo. 

Documentação

O chatbot consegue criar cadastros na base de dados da empresa somente com os documentos enviados pelos clientes. Dessa forma o cadastro se torna mais rápido, otimizando o tempo de atendimento. 

Negociação financeira

O bot pode identificar pendências financeiras dos clientes, enviar lembretes para o pagamento, boletos, além de sugerir dias para o pagamento e negociar débitos.

Pesquisas 

O chatbot pode ser utilizado para disparar pesquisas. Ele consegue tornar enquetes e grandes formulários de pesquisas em uma conversa simples e amigável, aumentando a chance de resposta dos usuários. 

Ensino 

As universidades já estão utilizando os chatbots para responderem dúvidas dos alunos sobre cursos e materiais. Eles também são utilizados como suporte, principalmente no ensino à distância. 

Pós-venda 

Todas as etapas na jornada do cliente são importantes, particularmente após a venda. Por isso, o chatbot pode — e deve — ser utilizado nesse momento.

É possível disparar mensagens do chatbot para WhatsApp perguntando ao cliente como está sua experiência e enviando dicas de utilização do produto, por exemplo.

Vantagens de integrar o chatbot com WhatsApp à sua plataforma Zendesk

O chatbot para WhatsApp traz muitos benefícios para o atendimento ao cliente, principalmente quando integrado com a plataforma Zendesk

Aumento de eficiência e produtividade

Com o autoatendimento via chatbot pelo WhatsApp, as solicitações dos seus clientes serão respondidas em segundos, otimizando a performance da sua operação em tempo de atendimento e satisfação do cliente. 

Além disso, o chatbot no WhatsApp também significa que os seus agentes poderão focar em demandas mais complexas que exigem atenção humana, deixando tarefas previsíveis e repetitivas para o seu bot. 

Melhoria na experiência do cliente

A experiência do cliente é diretamente impactada com o atendimento via chatbot. Isso porque ao utilizar esta alternativa de serviço, seus clientes poderão tirar dúvidas e resolver solicitações a qualquer momento do dia e em poucos cliques, sem ter que aguardar a disponibilidade da sua equipe de suporte.

Escalabilidade do atendimento

O autoatendimento via WhatsApp é capaz de atender um grande volume de solicitações de forma rápida e eficiente, o que é particularmente interessante em períodos de pico na demanda por suporte. 

Além disso, não há necessidade de responder um cliente por vez, já que o chatbot pode executar atendimentos simultaneamente, sem nenhuma dificuldade. Como resultado, sua operação será capaz de atender muito mais, com menos esforço para os seus agentes. 

Tudo centralizado no seu Zendesk

Integrando o chatbot com WhatsApp na sua plataforma Zendesk, você pode gerenciar o seu autoatendimento diretamente no próprio CRM. 

Por exemplo, seus agentes poderão resgatar todo o histórico de interação do cliente com o bot no ticket de atendimento, retomando o serviço do mesmo ponto — sem precisar solicitar informações repetidas.

Isto facilitará a continuidade do atendimento, principalmente quando houver necessidade de transferir a conversa para um agente humano, tornando a experiência ainda mais conversacional e satisfatória para os seus clientes.

Conheça o Droz bot 

O Droz bot é o chatbot desenvolvido especialmente para trazer mais escalabilidade e resultado para o seu atendimento Zendesk. Confira algumas das suas principais funcionalidades:

Veja o chatbot do Droz em ação!

Fluxo de conversa

Elabore fluxos de conversa para conduzir o consumidor em diálogos ramificados.

Histórico de conversa

É possível consultar o histórico de todas as conversas, tomando assim melhores decisões baseadas em seus clientes.

Feedbacks de clientes

Colete feedbacks de clientes com pesquisas de satisfação, nos formatos de 5 estrelas, NPS, positivo e negativo, e comentários.

Disponibilidade 24h

O chatbot fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana, podendo realizar diversos atendimentos simultaneamente.

Produto SaaS

O Droz bot é baseado em nuvem, por isso não precisa de instalação.

Chats abandonados

Se o consumidor abandonar uma conversa é possível tomar uma ação para que ele se engaje novamente. 

Layout personalizado

É possível configurar cores e logos para o seu chatbot ter a mesma identidade visual que sua empresa. 

Arquivos anexos

É possível receber arquivos e documentos dos seus clientes por meio do chatbot.

Relatórios analíticos

Com o Droz bot você acompanha métricas qualitativas, quantitativas e indicadores de performance. 

Extração e envio de relatórios em PDF

É possível configurar o Droz bot para receber os relatórios mensalmente em seu e-mail. 

Sua empresa está pronta construir um caso de sucesso com o chatbot no WhatsApp? 

Agora você já conhece algumas das diversas formas que o chatbot pode contribuir com sua empresa. Caso queira saber mais sobre o assunto, acesse nosso site e descubra como podemos ajudar!

Array